C.O. deu aval à ditadura de Rodas

Na última reunião do Conselho Universitário, realizada no dia 23 de fevereiro de 2012, decidiu-se por modificações significativas tanto no Estatuto quanto do Regimento Geral da USP. Alguns termos dos colegiados foram substituídos:
Consultoria Jurídica → Procuradoria Geral
Coordenadorias e Assessoria Jurídica do Reitor → Superintendências
Coordenadoria do Campus → Prefeitura
Comissão → Vice-reitoria Executiva
O que isso significa?
Significa que um novo perfil foi dado à instituição e aos órgão de deliberação e execução. Os termos antigos simbolizavam ações e decisões tomadas conjuntamente. Os novos termos indicam maior ordem hierárquica de poder de voz e mando. As novas nomenclaturas indicam, diante de todas as alterações, autoridade superior daquele que centraliza as atividades e decisões de cada órgão. No geral, são termos utilizados nas estruturas burocráticas policiais.
No estatuto, a Coordenadoria de Saúde e Assistência Social (Coseas) foi desmembrada em Superintendência de Saúde e outra de Assistência Social. A primeira, submete-se diretamente à reitoria. Já a segunda, não. Outra mudança diz respeito à criação de cinco superintendências de Comunicação social; Saúde; Gestão ambiental e Relações institucionais e de segurança.
As superintendências passam, a partir de então, a se subordinar diretamente à reitoria. Rodas escolheu à dedo as repartições com as quais considera necessário estreitar laços, em outras palavras, centralizar. A Guarda Universitária, por exemplo, responderá à Superintendência de Segurança, diretamente submetida à reitoria, e não mais à Coordenadoria do Campus.
A reitoria passa, assim, a concentrar maior poder em suas mãos. Os colegiados compostos, desproporcionalmente, por representantes de cada categoria da universidade, tornam-se mais limitados e menos independentes. O Conselho Universitário, órgão máximo de deliberação, ao permitir a aprovação dessas mudanças estatutárias e regimentárias, perdeu ainda mais poder e legitimou a ditadura de João Grandino Rodas.