Núcleo de Consciência Negra solicitou os dados do INCLUSP para desenvolver pesquisas científicas sobre a presença de negros e estudantes de escolas públicas na USP

A solicitação dos dados do Programa de Inclusão Social da USP (INCLUSP) para o desenvolvimento de pesquisas científicas sobre a inclusão social e racial na Universidade de São Paulo foi realizada oficialmente em uma reunião na tarde do dia 24 de Abril de 2012. A Pró-Reitora de Graduação, Profa. Dra. Telma Zorn, recebeu das mãos de membros do Núcleo de Consciência Negra (NCN) uma proposta de pesquisa sobre os dados de acesso, aproveitamento e evasão da USP. O estudo será coordenado pelo Prof. Dr. Kabengele Munanga (FFLCH-USP / INCT de Inclusão/CNPq) e desenvolvido por professores e pesquisadores parceiros.
Por meio deste projeto de pesquisa, a equipe propõe uma análise dos programas de inclusão social da USP. O objetivo é verificar os efeitos do INCLUSP e demais programas de inclusão social da USP segundo a distribuição dos ingressantes da USP por origem escolar, cor/raça e condição socioeconômica manifestados nas variações de pontuação no vestibular, nas taxas de inscrição de candidatos, aprovação e matrícula de alunos. Além disso, pretende-se realizar simulações de políticas de ações afirmativas para verificar os mecanismos de exclusão no ingresso à USP e sugerir políticas de inclusão.
É também objetivo desta pesquisa analisar os indicadores de desempenho acadêmico e de evasão dos beneficiários do INCLUSP bem como os dos não-beneficiários.
Todas essas verificações serão acompanhadas de levantamentos de dados qualitativos por meio  de entrevistas com professores coordenadores do INCLUSP e alunos beneficiados a fim de verificar o que estes atores pensam sobre a concepção e implementação do INCLUSP e sobre as relações socioeconômicas e raciais no Brasil.

Contato para mais informações:

Email:
nucleodeconsciencianegra@gmail.com
Fone: (11) 3091-4291