USP, rankings e ilações

Em rankings referentes a 2010 a USP subiu bastante. E aconteceu greve de funcionários com ocupação da REItoria e ocupação no térreo do bloco G do Crusp, dando origem à Moradia Retomada.

Em rankings referentes a 2011 a USP também subiu bastante. E houve greve estudantil no fim do ano depois da ocupação da Administração da FFLCH e da ocupação da REItoria.

Em 2012 não houve greve nem ocupação. Foi um ano de medo, perseguição, terror, processos e prisões. E a USP despencou no ranking Times Higher Education, olha só!

Por outro lado, em outros rankings referentes a 2012 a USP subiu! E isso não está sendo alardeado pela grande mídia nem – pelo que vi – em blogs e redes sociais!

——————–

17 de Setembro de 2013, 16:35

De: prp@usp.br 

“Mensagem enviada por: Pró-Reitoria de Pesquisa. Segue em conformidade com a resolução 03 da CTI, que dispõe sobre a difusão de e-mails para a comunidade USP.

Prezados professores, servidores não docentes e alunos

Divulgada esta semana, a edição 2013 do QS World University Rankings posiciona a USP na 127ª posição. Isso significa um avanço de 12 posições em comparação com o ranking de 2012, no qual a universidade ocupava o 139º lugar (em 2011 era a 169ª colocada).

O primeiro lugar do ranking ficou com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), o segundo com a Harvard University e o terceiro lugar foi ocupado pela University of Cambridge.

O QS University World Ranking de 2013 relacionou as 800 melhores universidades do mundo de acordo com os critérios utilizados, tais como reputação acadêmica da instituição, reputação no mundo corporativo, publicações científicas, entre outros.

A USP é a primeira colocada também entre todas as universidades da América Latina no ranking da QS.

Esta trajetória ascendente da USP dentro deste e de outros rankings reflete um esforço que vem sendo empreendido por todos.

Aproveito para agradecer aos que se comunicaram com a Pró-Reitoria de Pesquisa quando foram solicitados os dados para alimentar as bases nas quais se fundamentam essas classificações.

Marco Antonio Zago
Pró Reitor de Pesquisa”

Cebolinha Debate De Ideias Fulano Detal