“USP do B” – Os problemas da EACH

Imagem
Estudantes protestam contra a contaminação.

O “maravilhoso” plano B do reitor Zago para a situação calamitosa da USP Leste colocou os estudantes para estudarem em 4 lugares diferentes, no Tatuapé os estudantes estão em uma unidade da Unicid e uma da Fatec. Outros foram mandados para o campus de Pinheiros e outros para o Butantã.

Os estudantes iniciaram as aulas na última segunda-feira, dia 31, e as reclamações são inúmeras. O Jornal da USP Livre! irá publicar, a partir de hoje, relatos dos estudantes da EACH que foram espalhados por São Paulo. Estes relatos estão sendo publicados no Blog “Each seus problemas”. São dezenas de relatos falando das péssimas condições em que os estudantes foram “alojados”, na Unicid, por exemplo, os estudantes utilizam, exclusivamente as salas de aula, sem direito a biblioteca, internet, laboratórios e nem estacionamento. Publicaremos diariamente os relatos.

 

Relatos

 

“Tenho que sair mais cedo das aulas para conseguir chegar em casa.”

 

Renan – Estudante de  LCN

 

 “Além da demora de duas horas e meia pra chegada no local das aulas, quando chegamos lá e entramos na sala de aula podemos notar que o barulho dos trens que passam de 5 em 5 minutos exatamente, atrapalham grandemente o rendimento das aulas, sem contar que principalmente para alunos de obstetrícia que precisam de laboratórios para o rendimento da aula ser bom, não temos laboratórios e pr piorar não tem data show nas salas de aula. precisa fazer petição e o professor levar o notebook pra poder fazer a apresentação de slides. A biblioteca, nunca atenderá as necessidades dos alunos pois, não são poucos livros os exigidos por professores para fazer pesquisas. Sem condições das aulas seguirem assim.”

 

Nathalia Caroline – Estudante de OBS

 

 “A acústica da sala é horrível, o barulho do trem que passa atrás da sala é muito alto, e não da para ouvir a professora. Para pegar livros tenho que ir na Escola de enfermagem da Usp, que fica mais próxima da minha casa.”

 

Nayara – Estudante de OBS

 

 “Sou do 5º semestre de GA, e durante uma aula de “relação cidade e campo” nosso professor quis passar um video para complementar a aula. O video tinha por volta de 30 minutos, e tivemos que assistir sem áudio, pois a sala 405 da Unicid não dispõe de aparelhagem de som.”

 

Fábio Ragone – Estudante de GA

 

 “Por dificuldades financeiras, possuo a bolsa de alimentação que tornava o bandejão de graça pra mim. Pode parecer exagero mas o bandejão era uns dos itens essenciais para minha formação.”

 

R. – Estudante de SI

 

31/03/2014Relatos EACHTransporte

“Vou ter que me deslocar quase 120 km por dia pra chegar na faculdade de medicina veterinária, um dos motivos pelo qual escolhi a USP Leste foi pela proximidade da minha residência… Estou de malas prontas pro Butantã, já que não existe plano ou prazo para retorno a zona leste, vou pedir transferência ou prestarei outro vestibular pra conseguir concluir meus estudos.”

 

Fernando Silva – Estudante de SI

 

“Primeiro dia de aula na Enfermagem sem informações concretas pelos professores, sem direito a bandejão e estacionamento se não quiser deixar na rua pague R$40.”

 

Rodolfo Lopes – Estudante de LCN

 

 “Sou aluna de Obstetrícia, do 3º período, e fomos realojados na UNICID, onde não há uma infraestrutura como tínhamos na EACH, sem datashow, sem bendejão e sem contar o barulho nas salas, pois está bem perto da linha de trem e metro.”

 

Talytha Ananda Pires – Estudante de OBS

 

 “Frustrante em vários sentidos, uma vez que a EACH sempre teve um alto padrão e oferecia isso com simplicidade, agora no formato que está dificulta bastante, afinal, mais distante e bem mais caro (alimentação, condução), se tornando uma Univercidade comum como tantas outras, até porque as instalações não dão o suporte no que diz respeito a conteúdo (projetores, etc.) tornando difícil para os professores abrangerem de forma mais qualitativa, espero voltar em breve para o campus EACH”

 

Anderson Landim – Estudante de EFS

 

 “Boa noite pessoal, estou acompanhando as noticias sobre a EACH no proprio site do campus. Estive hoje na aula na Unicid e percebi que não há realmente estrutura para acolher os alunos. O que penso sobre a interdição do campus é que parece que estão tratandoo assunto como algo não pertecente a toda universidade. A questão envolve várias instâncias, cade o pessoal do Largo São Francisco? E os alunos da FFLCH? E a verba que esta sendo pago a Unicid não seria suficiente para o transporte dos alunos até o campus da cidade universitária? Não é possivel conceber que não haja salas disponiveis para acolher os alunos da EACH até a resolução do problema, mesmo que seja em vários departamentos dentro do campus Butantã. Penso que seja melhor lá , onde há bibliotecas disponiveis e também o bandeijão porque no entorno da Unicid não dá. A solução é uma lousa e o giz apenas ?”

 

Carlos Eduardo – Estudante de GER

 

 “Estou ministrando uma disciplina prática (Laboratório de Física), sem o laboratório didático e os equipamentos da EACH, será bem complicado. Espero que a administração da escola consiga espaço adequado, materiais e equipamentos para possibilitar um ensino adequado nas disciplinas práticas.”

 

Adriana Tufaile – Docente de LCN

(relatos do blog, Each e seus problemas)