Bem-vindo à USP!

O Jornal da USP Livre! é um porta-voz dos estudantes da USP e o periódico mais popular de toda a universidade.
O Jornal da USP Livre! é um porta-voz dos estudantes da USP e o periódico mais popular de toda a universidade.

Este jornal que você segura nas mãos é o Jornal da USP Livre!, a principal arma contra a ditadura que vigora dentro da principal universidade do país. O USP Livre! Foi criado durante a ocupação da reitoria de 2011, que terminou com a prisão e o processo a 72 estudantes, e o seu principal objetivo é dar voz a todos que lutam contra esta ditadura, pela saída da Polícia Militar da USP e contra o reitorado, por uma universidade verdadeiramente livre, autônoma e controlada pelos próprios interessados: estudantes, funcionários e professores.

A Polícia Militar de São Paulo, a mesma que matou 816 pessoas oficialmente no ano passado, atua ostensivamente na Cidade Universitária desde 2011, quando foi assinado o convênio USP-PM. Mesmo antes da parceria, a polícia já havia entrado na USP, na maioria dos casos para reprimir o movimento estudantil e sindical.

Os estudantes não têm qualquer poder de decisão dentro da universidade. Até mesmo na eleição para reitor, que formalmente só serve para formar uma lista de indicação para o governador, os estudantes não podem participar. Nos conselhos, os estudantes são minoria, sem capacidade de interferir em qualquer decisão.

Desde o ano passado, quando o reitor Marco Antonio Zago anunciou uma suposta crise financeira, a situação se agravou. Há ameaça de desmembramento de boa parte dos órgãos da USP, a começar pelos hospitais, que serão entregues para a Secretaria de Estado de Saúde e então privatizados, como ocorre com os demais hospitais estaduais. Além disso, os cortes ameaçam o funcionamento da própria estrutura da universidade, como já vemos no caso do Bandejão e da Creche.

Junte-se a esta luta contribuindo com o Jornal da USP Livre! através de textos, doações e na sua distribuição.

Envie textos, denúncias, fotos, crônicas etc para a nosso e-mail: usplivre@hotmail.com